Notícias

Olimpíadas de Química+

No dia 30 de abril, decorreu, em quatro Universidades diferentes do país, a Semifinal das Olimpíadas de Química + 2022, concurso organizado pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).

Aproximar as escolas básicas e secundárias às instituições de ensino superior, despertar o interesse e gosto pela química, divulgar a química como ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas são alguns dos objetivos do concurso.

O nosso Agrupamento fez-se representar, no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (UA), pela equipa constituída pelas estudantes Lara Pereira (10ºD), Carolina Faria (11ºB) e Margarida Vieira (11ºB).

O dia de sábado iniciou-se com uma receção informal, aos participantes, pelo Núcleo de Alunos de Química da UA, tendo a abertura da Semifinal ficado a cargo do Presidente da SPQ e, simultaneamente, Vice – Reitor da UA, Professor Artur Silva.

Seguiu-se a realização, por todas as equipas participantes, de uma prova teórica de aplicação de conhecimentos gerais de química a diversas situações, nem todas consideradas explicitamente nos programas da disciplina de Física e Química A.

Após o almoço, numa das cantinas da Universidade, a tarde iniciou-se com uma agradável conversa com a Professora Amparo Faustino, do Departamento de Química da UA, que começou por agradecer a participação no concurso. Valorizando a importância da química na nossa vida, tentou motivar os presentes para a frequência de cursos superiores associados à química, divulgando cooperações entre a UA e a indústria e/ou outras Universidades estrangeiras, perspetivando diferentes percursos e saídas profissionais.

No final da conversa, o Núcleo de Alunos de Química, que colaborou na correção/classificação das provas do concurso, apresentou algumas das suas dinâmicas, corroborando o que fora dito.

Apesar do entusiasmo e determinação com que a nossa equipa encarou a realização da prova, houve sempre a consciência de que era a melhor entre as melhores de muitas outras escolas, pelo que, apesar de não ter sido medalhada, se sentiu premiada pela sua presença. Parabéns à nossa equipa que, tão dignamente, representou o nosso Agrupamento!