Notícias

Olimpíadas de Física 2022

Os alunos do Agrupamento Soares Basto participaram na Etapa Regional das Olimpíadas de Física 2022, que decorreu de forma presencial, no dia 23 de abril, em oito Instituições de Ensino Superior.

No Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto estiveram presentes equipas provenientes da zona norte.

O nosso Agrupamento fez-se representar pelos alunos do 9º Ano – Guilherme Lopes Magalhães, Maria Beatriz Ferreira Coelho e Matias M. Santos Praça, que concorreram no escalão A e pelas alunas do 11º ano – Beatriz Alonso Reis, Gabriela Oliveira Martins e Luana Matos Duarte Oliveira, que realizaram provas no escalão B.

Esta competição ofereceu um programa rico e variado, bem como um dia de convívio e de troca de experiências aos cerca de 309 alunos concorrentes.

Foi um sábado diferente que se iniciou com as provas práticas e teóricas da parte da manhã, seguidas, da parte da tarde, de uma visita ao Jardim Botânico do Porto e de uma palestra sobre diferentes temáticas (“Nanotecnologia e hidrogénio verde”, “Fibra ótica e Internet”, “Evolução atribulada das galáxias” e “Radiação e Medicina”).

É de louvar o entusiasmo, determinação e empenho com que os nossos alunos encararam a realização das provas. Parabéns aos alunos dos dois escalões que, tão dignamente, representaram o nosso Agrupamento!