CTE Industrial

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O Agrupamento Soares Basto(AESB) ao longo do tempo tem consolidado um posicionamento na formação profissional e técnica, fazendo história nas antigas escolas industriais, e desde então tem mantido essa matriz como fator determinante na sua estratégia formativa. 


O Agrupamento distingue-se pelos resultados, experiência e qualidade do ensino e formação profissional que desde o primeiro momento tem contribuído para a formação de quadros técnicos, em particular no que se refere às áreas do EFP de eletrotecnia, eletrónica, informática e mecânica. Tendo em conta o histórico da oferta formativa das últimas duas décadas, a especificidade e qualidade dos quadros de docentes do AESB qualificados e especializados, em particular das referidas áreas técnicas, nomeadamente por existirem, no panorama nacional , as infraestruturas existentes, sem necessidade de intervenção de raíz, e as evidências e estudos (EQAVET, SANQ, ANQEP) favoráveis, são uma mais valia da instituição. Para além disso, são inúmeros os protocolos de relevo celebrados com instituições de Ensino Superior, empresas, indústria e outras entidades procurando-se dar resposta às  necessidades apontadas pelo tecido empresarial e industrial, em particular na área de influência deste agrupamento, considerando-se por isso relevante a implementação deste CTE, na área Industrial.
Alguns materias e equipamentos que vão reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica do ensino profissional, terão uma utilização transversal no âmbito do ensino e formação dos alunos, bem como dos docentes da componente técnica dos cursos de Eletrónica, Automação e Comando; Produção em Metalomecânica-Programação e Maquinação, nomeadamente bancadas didáticas de hidráulica e pneumática; kits de aprendizagem de eletricidade e automação, fresadoras CNC (Centros de Maquinagem), tornos CNC, retificadora, equipamentos automáticos de soldadura, e de fabrico aditivo, apenas para destacar os mais relevantes. Todos os materiais, mobiliário e equipamento apresentados nesta candidatura foram cuidadosamente escolhidos tendo em conta a capacidade e as condições dos espaços físicos atualmente existentes.

A implementação do CTE foca-se na melhoria de equipamento e mobiliário com adequações pontuais de algumas infraestruturas técnicas necessárias à implementação de soluções de modernização e melhoria, visando assim contribuir para:
a. Reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica do ensino profissional, através da modernização de equipamentos, amplificando a capacidade já instalada;
b. Reforçar a atratividade das formações de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificada;
c. Modernizar a oferta formativa em linha com as evoluções do tecido produtivo (indústria 4.0 e modernização setorial);
e. Aumentar o número de jovens diplomados em ofertas de dupla certificação de nível secundário e pós-secundário não superior;
f. Investir no desenvolvimento de qualificações/competências para a inovação e renovação industrial;
g. Melhorar a articulação vertical entre os vários níveis de educação e formação profissional, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida.

As exigências da inovação das empresas implicam a melhoria e o desenvolvimento da formação na escola, e como tal, este investimento vai de acordo com esta realidade. O CTE servirá de suporte e de apoio à aprendizagem dos formandos e na formação de professores/ formadores da comunidade e da região.