Visita de Estudo – Geologia de S. Miguel

De 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, a turma do 11ºD teve a oportunidade de viajar até aos Açores, nomeadamente à ilha de São Miguel, para uma visita de estudo inspirada na Natureza e nos seus fenómenos vulcânicos que, de facto, têm um grande impacto na vida económica, social e cultural da ilha. Esta viagem decorreu no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento e da disciplina de Biologia e Geologia. Os alunos envolvidos tiveram o privilégio de ser acompanhados pelas professoras de Biologia e Geologia/Diretora de Turma e de Filosofia. Esta visita de estudo teve a duração de 5 dias, onde alunos e professores tiveram as mais variadas aventuras e experiências. Foi possível visitar os pontos turísticos e Geossítios da ilha, conhecer a cultura e alguns costumes associados à sociedade açoriana de S. Miguel. Alguns destes pontos visitados e bem vivenciados foram: o emblemático Parque Terra Nostra, com a sua ampla piscina de água quente; a atividade vulcânica da Lagoa das Furnas; a enigmática Lagoa do Fogo, envolta nas suas brumas; a lendária e majestosa Lagoa das Sete Cidades; o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores; a plantação e fábrica centenária do saboroso Chá da Gorreana; a Universidade dos Açores (IVAR – Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos e CIVISA – Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores); a Estufa de Ananases. Foi ainda possível explorar a faixa costeira de singularidade distinta pelas suas praias de areia vulcânica, separadas entre si por pontas rochosas de escoadas lávicas basálticas. A turma envolvida nesta visita de estudo teve a oportunidade, não só de entender outra cultura e costumes, como também de conhecer de perto toda a geodinâmica interna e externa dos Açores – conteúdos outrora abordados na disciplina de Biologia e Geologia. Deste modo, a viagem a São Miguel teve um impacto positivo nos jovens envolvidos, quer a nível cultural e histórico, quer a nível educacional, porque permitiu consolidar e aplicar conhecimentos já adquiridos. Da mesma forma, contribuiu para desenvolver uma nova dinâmica na relação entre professores e alunos, reforçando laços e permitindo um melhor conhecimento recíproco, o que foi muito gratificante.