Notícias

Torneio de basquetebol 3×3 – 22/12/2022

Em 1891, pela mão do Dr. James Naismith, nasce um novo jogo inicialmente pensado para solucionar o problema da Educação Física no inverno, entre as épocas do futebol americano e o basebol. Certamente que Naismith não imaginava que a sua “criação” pudesse vir a ter a dimensão que tem hoje!

O Basquetebol conta atualmente com cerca de 500 milhões de praticantes e a sua variante de 3×3, em meio campo, apresenta mais de 250 milhões de jogadores, sendo um dos desportos recreativos mais jogados em todo o mundo. Em Portugal, o Basquetebol é uma modalidade obrigatória no currículo escolar e o 3×3 uma aposta constante da Divisão do Desporto Escolar, do Ministério da Educação.

Tendo em linha de conta que a vertente competitiva é um dos meios para a formação integral dos jovens, no passado dia 22 de dezembro, o Agrupamento de Escolas Soares Basto organizou, mais uma vez, o torneio de basquetebol 3×3, que contou com a participação de 76 equipas (masculino e feminino), com cerca de 300 participantes, um número que prova o grande envolvimento dos alunos nas atividades promovidas pela escola e, principalmente, pelo grupo disciplinar de Educação Física. Foi, certamente, realizada mais uma atividade desportiva, na qual a vertente formativa ficou bem vincada.

Tendo como principal objetivo a promoção pelo gosto pela prática desportiva e o apuramento para as competições do desporto escolar, podemos afirmar que o clima foi de grande entusiasmo por parte de todos os intervenientes.

Um agradecimento aos alunos do Curso Profissional de Desporto que cooperaram na arbitragem e no secretariado e às nossas assistentes operacionais que, mais uma vez, foram incansáveis.

O Grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas Soares Basto

Escalãovencedores
Infantis A Masculinos5.ºE
Infantis A Femininos5.ºA
Infantis B Masculinos7.ºF1
Infantis B Femininos7.ºD
Iniciados Masculinos9.ºA
Iniciados Femininos9.ºC
Juvenis Masculinos11.ºC
Juvenis Femininos10.ºA
Juniores Masculinos11.ºQ