Palestra “Testemunhos Olímpicos” Reúne Grandes Nomes do Desporto em Momento Inspirador

Foi com grande honra que recebemos, no Auditório Bento Carqueja, dois grandes nomes do desporto olímpico, que partilharam as suas histórias inspiradoras com a comunidade académica, no âmbito da palestra “Testemunhos Olímpicos”, parte do projeto Exposição “Mascotes Olímpicas”, com ajuda da Academia Olímpica de Portugal e do Comité Olímpico de Portugal. Este evento, realizado nos dias 31 de março e 1 de abril, proporcionou uma oportunidade única para aprender com atletas e treinadores de renome, que dedicaram as suas vidas ao desporto de alto rendimento.

No dia 31 de março, às 11h45, tivemos o privilégio de ouvir o Testemunho de Cristina Corte Real, uma das mais respeitadas treinadoras olímpicas de ginástica de Portugal. Cristina, que participou nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016, partilhou com os presentes a sua experiência na elite do desporto. A sua palestra destacou os desafios enfrentados ao longo da sua carreira e as lições de perseverança e excelência que aprendeu e transmite aos seus atletas e alunos.

No dia 1 de abril, às 10h05, foi a vez da Atleta Olímpica Vitória Oliveira nos contar a sua trajetória inspiradora. Vitória, uma das maiores referências da marcha em Portugal participou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, disputando a prova de 20 km Marcha. Vitória também bateu o Recorde Nacional dos 3000m Marcha em Pista Coberta em fevereiro de 2025, com a marca de 12:13,39. A sua história de superação e dedicação emocionou todos os presentes, transmitindo uma mensagem poderosa de resiliência.

Além disso, tivemos a honra de receber o Professor João Paulo Martins, Coordenador Regional do Norte do Desporto Escolar, que partilhou a sua visão sobre a importância do desporto escolar. Na sua palestra, o Professor João Paulo destacou o papel fundamental do desporto nas escolas, não só no desenvolvimento físico, mas também na formação de valores.

A palestra “Testemunhos Olímpicos” foi uma verdadeira celebração do desporto e dos valores olímpicos, inspirando todos os presentes a seguir os seus próprios sonhos com coragem, determinação e respeito pelos outros. Este evento foi uma excelente oportunidade para reforçar a importância do desporto na educação e na formação de cidadãos mais completos e preparados para os desafios da vida.

Agradecemos a Academia Olímpica de Portugal e Comité Olímpico de Portugal e a  todos os envolvidos e esperamos que este evento tenha sido uma fonte de motivação para todos os participantes, incentivando a prática desportiva e a busca pela excelência em todas as áreas da vida.