Tal como previsto, decorreu na escola a iniciativa “Tens lata para isto?” , que fez mexer os alunos de agrupamento e as suas respetivas famílias, bem como os seus educadores e professores, promovendo a discussão sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro na comunidade.
Respondendo ao desafio lançado foram pintadas de rosa e decoradas 1334 latas, nas quais foram desenhados ou coladas muitos laços e corações, carregando mensagens de carinho e de força.
Com estas latas, foi construído um laço gigante que, depois, foi içado no exterior da escola sede, levando a mensagem de apoio e solidariedade da Soares Basto a toda a comunidade oliveirense.
Para este resultado final, foi fundamental o envolvimento e a participação de todos os que pintaram as latas mas, também, de todos os que depois colaboraram, com muitas horas de trabalho, na construção do laço, no seu transporte e na sua colocação no exterior da escola.
A equipa PES agradece a todos o empenho, o envolvimento e o espírito de equipa que demonstraram nesta iniciativa. A causa merece!
É imperativo um agradecimento especial ao professor Tó Zé Silva, que tornou possível materializar a ideia da equipa concebendo o laço e coordenando também a sua colocação, ao professor Jorge Ribeiro, pela construção da estrutura metálica que deu forma ao laço, e aos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, cuja colaboração foi fundamental para a fixação de um laço de mais de 4 metros de altura carregado de latas, içando-o no suporte definido.
A todos, o nosso muito abrigado.
Prometemos que, para o ano, haverá mais.