Notícias

Maratona Tricotar Contra o Cancro

A equipa PES (Educação para a Saúde)  do Agrupamento, no âmbito da comemoração do mês de Prevenção do Cancro da Mama, e integrando a iniciativa “Outubro Rosa”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, convida a comunidade escolar a participar na atividade “Maratona Tricotar Contra o Cancro”, com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama e sensibilizar para o apoio às pessoas com cancro.

cancro da mama e, segundo dados estatísticos recentes, o mais frequente em Portugal e em todo mundo, e o que tem a maior taxa de mortalidade face a outros tipos de cancro na mulher. Em 2020, no nosso país, estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.

O desafio proposto às várias escolas e jardins-de-infância do Agrupamento consiste em pegar em agulhas e lãs, e tricotar um enorme fio de crochet que possa unir as nossas mensagens de apoio a todas as pessoas e famílias afetadas por esta doença, numa enorme maratona “Tricotar contra o cancro”.

Assim, convidamos todos os alunos, pais, professores e educadores, assistentes operacionais e técnicos, a mostrar a sua solidariedade através da construção de uma fita em crochet (com 10cm de largura), em diferentes tipos de lã, que será utilizada para construir um grande laço rosa. Paralelamente, terão também que criar cartões (em cartolina rosa e com o tamanho 10cmX20cm) com frases, mensagens e /ou imagens positivas relativas a este tema. Os cartões serão depois fixados aos laços “ligando” a comunidade Soares Basto esta causa.

O(s) laço(s) construído(s) serão colocados, no dia 30 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, na escola sede, podendo circular pelas restantes escolas e jardins-de infância do Agrupamento.