No dia 22 de novembro decorreu a Cerimónia do Hastear da Bandeira verde do Eco-escolas numa manhã recheada de atividades e com o lema “Não compliques! Desplastifica a tua vida”. A Bandeira Verde é o símbolo do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo anterior em todo o Agrupamento em prol de um ambiente melhor, e apesar das condições meteorológicas adversas, foi erguida orgulhosamente na entrada da escola.
A sede do agrupamento voltou a encher-se de vida com os alunos do 4º ano das diferentes escolas do 1º ciclo a participarem de forma ativa. Na entrada foram recebidos pelos alunos de Turismo Ambiental e Rural que lhes distribuíram pequenas bandeiras e tiraram uma foto de grupo. Nesta atividade contámos ainda com a colaboração dos alunos do 1º ano do Curso de Multimédia, que além das fotos de grupos fizeram uma interessante reportagem fotográfica. No intervalo das 10 horas procedeu-se à cerimónia oficial do Hastear da Bandeira pela Diretora do Agrupamento, Maria José Cálix, a Vereadora do Ambiente, Arquiteta Filipa Oliveira e 2 alunos do 6º ano que se distinguiram no ano anterior. Antes, a Associação de Estudantes organizou uma atuação de dança, e o 9º C, apresentou um Hino do Eco-Escolas que se encontra ainda em construção. Um agradecimento especial à sua Diretora de Turma, Mª José Oliveira que os orientou na construção do poema. Seguidamente os mais pequenos seguiram para as várias atividades que decorriam, no laboratório de Biologia (onde foram recebidos pela Profª Elizabete Costa e os alunos do 10ºB), na Biblioteca (com uma exposição de trabalhos variados), na Sala dos alunos (onde a turma de 10º C organizou um jogo intitulado Eco-Tesouro, com a orientação da Profª Cláudia Rocha), e na Oficina de Eletricidade e Eletrónica (foram recebidos pela turma 11º P e o Prof Eugénio Silva), onde foi feita uma breve introdução à programação e aos Robots. Agradecemos a presença de diversas entidades da Comunidade que mais uma vez nos agraciaram com a sua presença, para além da Direção do Agrupamento, a Vereadora do Ambiente e a responsável pelo Núcleo Ambiental da CMOA, o Presidente do Conselho Geral, o Diretor do Centro de Formação de Professores, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação e outro membro da Direção da Associação, numerosos professores, assistentes operacionais e alunos.
Foram ainda entregues os prémios aos alunos que se distinguiram nas diferentes atividades do Eco-escolas, em particular às alunas do 7º C, Filipa Oliveira, Francisca Marques, Lara Pereira, Margarida Ferreira, e Matilde Martins, que no ano letivo passado elaboraram o cartaz com o Eco-código, orientados pela Profª Cláudia Rocha; ao Fábio Rochas e à Ana Catarina Alves, do Curso de Multimédia, orientados pelo Profº Manuel Teixeira, que elaboraram o vídeo vencedor do Concurso “Uma gota de óleo, uma gota de água”; ao José Coelho, Mª Vitória Gonçalves, e Inês Alves, pelo brinquedo eletrónico construído com a orientação do Profº Luís Veloso no Clube de Robótica; e às turmas B e D do 7º ano que no ano anterior muito contribuíram para a recolha de tampas no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento. No final, a antiga aluna, Inês Carneiro, falou-nos do seu trabalho em Cabo Verde, na preservação e conservação das tartarugas marinhas.
Resta-nos agradecer a colaboração de todos os envolvidos, auxiliares de ação educativa, professores e alunos, que de forma geral ou individual contribuíram para o sucesso da atividade.
Hino do Eco-Escolas
Vou-vos cantar o mundo
que nós temos
Temos tudo o que precisamos
Não é preciso incendiá-lo
Porque isto é nosso de herança
E para tal temos de arranjar
Um suporte para sustentar
Eco Escolas está aqui para nos ajudar
Para um mundo melhor
Eco Escolas, ééééco-escolas
Isto sim é bom
Isto sim é fantástico
Por um mundo melhor
(2x)
Eco Escolas, ééééco-escolas
Vale a pena ir
Vale a pena ver
Por um mundo melhor
(2x)
Eco Escolas ééééco-escolas
Isto sim é bom
Isto sim é fantástico
Por um mundo melhor
Eco Escolas, ééééco-escolas
Vale a pena ir
Vale a pena ver
Por um mundo melhor
9ºC
2019/2020