Notícias

Encontro com Andreia Pinho, investigadora na área da neuroimunologia na Universidade do Minho

No dia 3 de novembro a Andreia Pinho, investigadora na área da neuroimunologia na Universidade do Minho, esteve com os alunos do 8ºC e 8ºF.
Na aula de Português leram e exploraram uma REPORTAGEM do jornal Público em que a jornalista dava a conhecer o projeto da cientista Science Wave, uma conta no Instagram onde divulga o seu trabalho e torna a ciência mais compreensível e acessível a todos. A professora Maria José Oliveira convidou os alunos a aceder à sua conta para
segui-la e convidá-la para visitar a escola dado que tinha verificado que, embora vivesse em Braga, era natural de Cesar, Oliveira de Azeméis. A Andreia aceitou de imediato o convite, formalizado mais tarde por mail, levando os alunos a utilizar um registo mais formal.
No encontro com os alunos, a Andreia deu a conhecer o seu percurso académico e divulgou o seu trabalho de investigação, não deixando também de referir o que faz para lá do laboratório: o seu gosto pela fotografia e voluntariado no núcleo da Re-Food em Braga.
Os alunos no início da sessão escreveram num post-it o que é ser cientista e no fim voltaram a escrever, agora com uma definição mais ampla. Depois foi tempo de criarem as stories na conta do instagram Science Wave com as suas definições.
Já na parte final, a Andreia deu a conhecer o jogo de ação digital educacional (Neuropal), que tem como objetivo ensinar as crianças sobre o sistema nervoso central, promovendo ao mesmo tempo comportamentos seguros que podem prevenir acidentes. E ainda houve tempo para um joguinho.