Notícias

Curso Profissional de EAC visita o grupo PAKA e a expo ELÉTRICA

Alunos e professores do curso profissional técnico de Eletrónica, Automação e Comando complementam a sua formação com um dia em visita de estudo.

O grupo de professores da área técnica de eletrotécnica e eletrónica do agrupamento Soares Basto organizou no passado dia 14 de outubro de 2022, uma visita de estudo ao grupo PAKA e à feira de material elétrico e eletrónico – ELÉTRICA. Da parte da manhã decorreu a visita à empresa “PAKA” localizada no concelho de Ovar (Válega), especializada na produção de equipamentos industriais e na criação de soluções que se adaptem à especificidade de cada negócio, designadamente: sistemas de soldadura robotizada, soluções de manipulação, de paletização e de armazenamento, bem como, linhas de produção automatizadas que visam automatizar o processo produtivo. É representante no mercado espanhol e português em exclusivo das marcas Panasonic e Serra Soldadura. Integrador de manipuladores da marca ABB e Fanuc nas soluções de manipulação e paletização. Os alunos do 10ºI, 11ºM e 12ºO do curso profissional técnico de Eletrónica, Automação e Comando, acompanhados pelos professores da área técnica tiveram oportunidade de conhecer todo o processo de fabrico, desde a conceção à montagem de um processo produtivo industrial. O período da tarde ficou reservado para a visita à expo ELETRICA – exposição de material elétrico e eletrónico, na Exponor – Matosinhos, em simultâneo com a exposição de materiais de construção – CONCRETA. Direcionada para os profissionais da área elétrica e eletrónica, foi possível conhecer as últimas novidades e soluções mais adequadas ao mercado e às atuais exigências da sustentabilidade.

O visível grau de satisfação dos alunos e professores ao longo da visita, demonstrado ainda no final do dia, permitiu concluir que os objetivos propostos foram plenamente superados. Com esta atividade os alunos do ensino profissional puderam contactar diretamente com processos industriais, perfis funcionais dos trabalhadores, emprego e as saídas profissionais de enorme procura, conhecendo também desta forma a realidade do tecido empresarial existente na proximidade e o que pode oferecer, para além de ficarem também a conhecer a grande diversidade de produtos, empresas e soluções comerciais no sector elétrico e eletrónico.