O agrupamento de escolas Soares Basto (AESB), em Oliveira de Azeméis, possui aprovada a candidatura de mais de 1 milhão de euros de investimento no âmbito do PRR, para a modernização do ensino e da formação profissional, na área da informática.
A celebrar 96 anos, o AESB reforça assim a sua capacidade de resposta, depois de em 2022 ter sido aprovada também uma candidatura a um CTE industrial. No total são dois CTE a instalar no agrupamento Soares Basto que totalizam cerca de 2,6 milhões de euros exclusivamente destinados à modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes e à aquisição de recursos educativos tecnológicos com o objetivo estratégico de combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego, sobretudo dos jovens e adultos com baixas qualificações, contribuindo assim para o reforço das medidas que têm vindo a ser executadas nos últimos 20 anos para desenvolver um sistema consistente de ensino e formação profissional e aumentar as taxas de qualificação.
A criação dos Centros Tecnológicos Especializados (CTE INDUSTRIAL e CTE INFORMÁTICA) decorre entre 2022 e 2025 de acordo com a distribuição anual e territorial prevista.
No concelho de Oliveira de Azeméis, o agrupamento Soares Basto é o único estabelecimento de ensino com dois CTEs aprovados, um duplo reforço é certo mas também uma dupla responsabilidade.