Notícias

Conhecer melhor o “Ar que Respiramos”

No dia 15 de maio, o Agrupamento de Escolas Soares Basto foi anfitrião de uma palestra sobre a qualidade do ar que respiramos, no âmbito da semana “Pelo Clima Sem Alterações” organizada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a equipa Eco-Escolas da Soares Basto, que contou com a presença da Dra. Alexandra Monteiro, Investigadora do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro. Esta palestra teve lugar no auditório Bento Carqueja e estiveram presentes cerca de 75 alunos do 7º e 9º ano.

A Dra. Alexandra, através da aplicação de um QuizAir, procurou sensibilizar os alunos para a necessidade de modificar comportamentos, com vista a melhorar a qualidade do ar das nossas cidades.

A poluição atmosférica tem vindo a agravar-se desde o início da Revolução Industrial devido essencialmente a causas antropogénicas. O dióxido de carbono (CO2) um dos principais GEE (gases com efeito de estufa) não é o único que nos afeta diretamente. O ozono troposférico e as partículas respiráveis são alguns exemplos de substâncias que provocam graves problemas de saúde ao Homem.  Estes provêm, em larga medida, dos transportes e de outras atividades que libertam em larga escala óxidos (carbono, azoto e enxofre), compostos orgânicos voláteis que reagem com a radiação solar e dão origem a uma grande diversidade de outros poluentes atmosféricos. A emissão destes compostos deve-se a causas naturais (erupções vulcânicas e  incêndios florestais) e à ação humana materializada nos transportes, nas indústrias, nas centrais termoelétricas, entre outras atividades.

Para mitigar estas alterações, a investigadora referiu que todos temos um papel importante. Devemos utilizar transportes menos poluentes (bicicleta, por exemplo) apostar na eficiência energética e alterar padrões de consumo (reciclar, reutilizar e reduzir).

E, já mesmo a finalizar, os 95% de pontuação do QuizAir deixou o grupo de alunos orgulhoso mas… com uma certeza no “ar”: todos devemos proteger o nosso planeta pois ele é único e… EXCLUSIVO!