All the way to London

Nos dias 21, 22, 23 e 24 de abril, realizou-se a viagem a Londres no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento das turmas B e G do 11. ano. Sendo o domínio escolhido a Interculturalidade, os alunos viveram a experiência da diversidade cultural existente na capital do Reino Unido. De Oxford Street, rua conhecida pelas lojas de marcas de renome internacional, a Camden Town, zona londrina de corrente cultural alternativa e mercados com preços acessíveis; passando por Chinatown, que alberga a maior comunidade chinesa da cidade, a Carnaby Street, no Soho, ligada à música e a lojas de interesse desta faixa etária; com paragem na famigerada Downing Street, junto à porta n.º 10, residência oficial e escritórios do Primeiro-Ministro Inglês, os alunos calcorrearam as ruas de Londres e comunicaram com os transeuntes e lojistas, testando a sua fluência na língua Inglesa, e vivenciando, deste modo, a interculturalidade in loco.

Conheceram os pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, desde o Big Ben a Buckigham Palace; da Tower Bridge à Tower of London; de St. Paul’s Cathedral a Covent Garden; e, last, but not least, Picadilly Circus. Visitaram o Tate Modern, Natural History Museum, Science Museum e o tão popular Madame Tussauds London, com as suas sobejamente conhecidas figuras de cera. Atravessaram a Millenium Bridge, a primeira ponte pedestre que liga as margens do rio Tamisa, entre St. Paul’s Cathedral e The City, a zona financeira de Londres, assim como, a Westminster Bridge que faz a ligação entre a zona circundante do Big Ben, Houses of Parliament e o London Eye. Também testemunharam que Londres alberga muitos sem-abrigo e, comovidos, não resistiram a partilhar os seus lanches.

Experienciaram a gastronomia britânica em gastropubs, que servem refeições semelhantes às dos restaurantes, e perceberam por que razão a nossa culinária é das melhores do mundo. Deslocaram-se no metro de Londres, concluindo que a forma mais rápida de percorrer a cidade é por esta via, para além de o London Underground ser um local de grande diversidade de gentes e culturas. Deliciaram-se com os artistas de rua espalhados pela cidade e, em St. James Park, fotografaram os esquilos que brincavam às escondidas com os turistas. No último dia, despediram-se de Londres, andando na roda gigante conhecida como London Eye, a qual proporciona uma vista aérea ampla da cidade.

Foram, assim, cumpridos os objetivos culturais e linguísticos deste projeto. Igualmente importante, foram desenvolvidas competências organizacionais na preparação da viagem, assim como competências sociais na forma como os alunos interagiram entre si e com as professoras que os acompanharam. Foram, indubitavelmente, quatro dias memoráveis para todos que proporcionaram momentos de aprendizagem importantes para a sua formação pessoal e social.

As professoras: Céu Leça, docente de Inglês dos 11.ºB e G e Coordenadora do Projeto de CD; Carla Oliveira, docente de Matemática e DT do 11.G